Investir em imóveis é uma tradição de longa data no Brasil, pois nunca tivemos em nossa educação básica uma cultura voltada a ensinar economia financeira aos alunos. Tal tradição faz com que busquemos formas seguras e concretas de garantir nossas finanças, investindo, então, em imóveis.

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem sendo valorizado de uma forma nunca vista antes. Essa valorização tem dificultado muito a vida de quem deseja adquirir uma casa própria, pois os preços altos não permitem mais erros, e, qualquer falha durante o processo pode fazer as economias de toda uma vida ir por água abaixo!

Quer fugir dessa armadilha e saber como escolher o imóvel certo para investir? Confira nossas dicas!

Fique atento à localização

Essa é uma parte essencial na escolha do seu futuro imóvel: ele precisa ser bem localizado! É preciso ficar atento nesta questão, pois a região próxima do imóvel faz toda a diferença na hora de alugar ou revender.

Sabemos que um apartamento ou casa em locais desejáveis tem muito mais procura do que outros que podem ser até melhores em termos arquitetônicos, mas estão desfavorecidos geograficamente.

Procure por bairros mais tradicionais, em crescimento ou próximos a lugares reconhecidos.

Considere o potencial da região

Às vezes o local do imóvel não é tradicional ou próximo do centro, mas está em franco crescimento. É um bom motivo para se pensar em investir no lugar. É preciso estar um pouco mais atento. Observe se na área estão sendo feitos investimentos tanto públicos (como novas ruas, iluminações e parques), quanto privados (shoppings novos, lojas de grande porte e restaurantes). Instalações de lazer também são sempre bem vistas. Repare ainda se a região está bem atendida por transportes públicos ou se há projetos para tal, pois isso pode fazer com que o lugar se valorize ligeiramente.

Observe a procura pela localidade

É importante saber também se existem muitos interessados na região. Uma análise apenas das qualidades do local pode dar uma boa ideia, mas o fato é que às vezes um bairro ou uma área pode não cair no gosto popular e não se valorizar com o tempo. Itens subjetivos podem entrar em questão e fazer a demanda pela região ser enorme ou ínfima. Atente-se a isso!

Busque diferenciais

Algumas características individuais do imóvel podem fazer grande diferença. Note se existem vagas na garagem, se as despesas com IPTU são baixas ou se o prédio é novo: tudo isso deve entrar em questão na hora de escolher o lugar.

Analise as condições do imóvel

Comprar um imóvel que não está em boas condições, reformá-lo e depois vendê-lo pode ser uma ótima fonte de lucro. Mas é essencial analisar isso com cuidado, comparando o que será gasto e o que precisa ser feito com a realidade de preços do local. É importante identificar oportunidades reais e diferenciar daquilo que pode se tornar em um verdadeiro prejuízo.

Use seu lado racional

Não seja impulsivo nem passional neste momento. Na hora de investir, seja racional. O investidor deve ter consciência que a aquisição deverá ser rentável. Mais importante que seu ímpeto e seu lado emocional é garantir que o que está fazendo é uma estratégia de investimento, portanto deve gerar lucro.

E aí, já está mais seguro para investir e ganhar dinheiro? Fique atento às nossas dicas e às boas oportunidades e faça a compra certa! Continue acompanhando com a gente o blog, até a próxima!

CTA_Compra-01

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 comment

  1. Pingback: Construtora Brascon